Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09855
Autor: GUILHERME TAVERNARO LOPES
Categoria: Pôster
Título: INTERPONTES: CONCURSO DE MODELOS REDUZIDOS DE PONTES DE MACARRÃO
Tema: Tecnologia
Resumo: O INTERPONTES é um evento de competição entre modelos reduzidos de pontes fabricados com materiais alternativos, como o macarrão e palitos de churrasco. A competição de pontes tem como principais objetivos estimular a criatividade do aluno e incentivar o trabalho em equipe, bem como a multidisciplinaridade, pois o concurso é aberto a todos os alunos de graduação em Engenharia e em Arquitetura e Urbanismo. Como a competição não está atrelada a nenhuma disciplina, a participação dos alunos se dá por interesse próprio, ou seja, o desafio os motiva a participação. Realizada no campus de Bauru, tem atraído um bom número de alunos espectadores além de professores. Ainda, a competição foi aberta à participação de outras instituições de ensino superior da cidade.
Para a execução das pontes, os materiais e suas quantidades são fornecidos pelos organizadores quando da inscrição da equipe. Cada equipe é constituída por até 3 alunos, de qualquer curso e de qualquer ano. Dessa forma, as equipes são formadas por alunos das diversas modalidades das Engenharias da FEB e do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAC. Ou seja, muitas equipes são multidisciplinares. Vão, peso máximo, aplicação do carregamento, condições de apoio, dimensões máximas e mínimas da ponte são comuns a todos. O regulamento geral é apresentado à equipe através da entrega de edital quando da realização da sua inscrição, o qual é publicado oportunamente na internet. A construção do modelo da ponte é livre, ficando a critério da equipe a escolha do sistema estrutural a ser utilizado. Como critério de avaliação final são atribuídas duas notas. A primeira referente à carga máxima resistida pela ponte. A segunda é dada em função da carga de ruptura estimada de acordo com o cálculo realizado, comparativamente à carga real suportada, onde cada equipe deve entregar um relatório técnico demonstrando o projeto da sua ponte.
A competição de pontes feitas com palitos de churrasco ocorreu nos anos 2010 e 2011, com a participação de 4 e 8 equipes, respectivamente. Nestas edições, a equipe Bixo Burro foi a campeã.
Na sua edição no ano passado (Interpontes III), as pontes foram executadas com macarrão, ocorrendo então, a primeira competição de pontes de macarrão na FEB. Dezessete equipes se inscreveram para o concurso, totalizando 51 alunos inscritos.
As 3 primeiras equipes do concurso Interpontes III participaram do evento promovido pela UFSCar na cidade de São Carlos. A equipe "Galo Cego" da FEB foi a campeã na modalidade maior capacidade de carga, conseguindo atingir 36 kg. Neste ano de 2013, em sua primeira etapa, a competição contou com 25 equipes inscritas e com a participação efetiva de 17 equipes, sendo novamente vencedora a equipe "Galo Cego".
Palavras Chave: Extensão, Competição, Ensino, Pontes de Macarrão.
N.º Autores: 4
  BOIÇA, FELIPE RAMIRES
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  CARVALHO, BARBARA ZANETI
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  GERBASI, MARCELLA BELLODI
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  LOESCH, MATEUS HERCULES
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  JAVARONI, CARLOS EDUARDO
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
 
| Página Inicial do Evento |