7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP ::: |
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Download do Arquivo |
Trabalho N.º |
09717 |
Autor: |
GLAUCIA MARIANA REIS |
Categoria: |
Pôster |
Título: |
PEJA - RESGATANDO A CIDADANIA |
Tema: |
Educação |
Resumo: |
PEJA - RESGATANDO A CIDADANIA
BERTOCCO, Larissa; REIS, Glaucia Mariana; ZANATA, Eliana Marques.
INTRODUÇÃO
O Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) trata-se de um projeto de extensão, realizado desde o ano 2000 e está presente em sete campi da UNESP. O Programa é destinado ao acompanhamento de jovens e adultos que não frequentaram a escola na idade adequada e seu principal objetivo é resgatar a cidadania e autonomia dessas pessoas, por meio da alfabetização e alcance aos conhecimentos socialmente valorizados. Em Bauru, o programa atende a dois públicos distintos. O primeiro trata-se de funcionários da UNESP. O segundo público, diz respeito ao atendimento educacional na área da alfabetização para ex-pacientes de um antigo hospital psiquiátrico. Os alunos que freqüentam as aulas possuem doença mental, intelectual ou deficiência motora. Já o trabalho desenvolvido no campus universitário atende funcionários e pessoas da comunidade em salas de alfabetização. Nas aulas são trabalhados conteúdos específicos das Séries Iniciais do Ensino fundamental e a certificação é realizada por meio de exames nacionais.
OBJETIVOS
A proposta apresentada tem por objetivo geral descrever e analisar a luz da ciência e dos direitos humanos uma prática institucional de Educação de Jovens e Adultos desenvolvida na UNESP.
Busca-se também iniciar um processo de alfabetização, letramento e socialização através de práticas de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que essas práticas tornam-se funcionais para a finalidade maior da inserção do aluno na comunidade.
MÉTODOS
A metodologia se baseia em uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso específico. Foram disponibilizados também materiais que atendessem as necessidades dos alunos e do trabalho, e as coletas de dados foram realizados a partir de um diário de campo e um protocolo de observação constando os seguintes itens: quais os meios de promover o letramento; quais os objetivos dos alunos, do professor e do projeto; em que esses objetivos se diferem dos objetivos da EJA; como os alunos se comportam e exprimem os conhecimentos adquiridos no convívio social diário.
RESULTADOS
Conclui-se parcialmente que a partir dos projetos aplicados, observa-se que os alunos conseguiram compreender a necessidade da utilização da leitura e da escrita em seus cotidianos, se tornando algo primordial na realidade deles e para o estabelecimento da comunicação. Outro fator importante observado foi que além do contato com o mundo letrado, percebeu-se uma maior socialização dos alunos realizada por meio dos trabalhos em grupo, que se estendeu para fora do projeto de pesquisa, em algumas aulas-passeio. Diante dos resultados da observação nos voltaremos para os referencias teóricos a fim de se realizar a análise final. |
Palavras Chave: |
EJA Alfabetização Letramento Socialização |
N.º Autores: |
1 |
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BERTOCCO, LARISSA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas |
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ZANATA, ELIANA MARQUES
OUTRAS - Outras instituições não elencadas |
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