Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09702
Autor: LILIAN WEIJENBORG CAMPOS
Categoria: Pôster
Título: PROJETO DE ESTERILIZAÇÃO DE CANINOS E FELINOS NO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL DE 2007 A 2012 - DADOS POPULACIONAIS
Tema: Agrária / Veterinária
Resumo: PROJETO DE ESTERILIZAÇÃO DE CANINOS E FELINOS NO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL DE 2007 A 2012 - DADOS POPULACIONAIS.

CAMPOS, L.W. (bolsista); TUCCI, L. C. T. (Bolsista); TARTARELLI, A. (Bolsista); LEAL, L. M. (Pós-Graduando Voluntário); PRADA, T. C. (Pós-Graduando Voluntário); TOSTA, P. A. (Voluntário); MACENTE, B. I. (Pós-Graduanda Voluntária); GUTIERREZ, R. R. (Pós-Graduanda Voluntária); TONIOLLO, G. H. (Professor); LUI, J. F. (Professor).

Departamento de Zootecnia, Faculdade Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Jaboticabal (SP).

INTRODUÇÃO
Inúmeros fatores têm contribuído para o aumento populacional descoordenado de cães e gatos em todo mundo. Entre eles, pode-se destacar a falta de conscientização à posse responsável e em conseqüência o abandono de animais; a ausência de controle reprodutivo levando a presença de muitos animais errantes em todos os municípios brasileiros.

MÉTODOS
De julho de 2007 a junho de 2013, animais de ambos os sexos das espécies canina e felina da região do Município de Jaboticabal eram cadastrados para posteriormente serem esterilizados em projetos de extensão apoiados pela PROEX/UNESP. Os animais eram provenientes de proprietários de baixa renda e de voluntários que identificavam os locais de maior agrupamento e que poderiam causar transtornos à população. Nas fêmeas caninas e felinas adotou-se a técnica da ovariohisterectomia tradicional com adaptações, como o uso do gancho de castração. Nos machos, foram utilizadas as técnicas de orquiectomia pré-escrotal em caninos e escrotal em felinos. Todos os procedimentos preconizados de higiene, assepsia, analgesia e preventivos de pré e pós-cirurgia foram utilizados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
No período de seis anos foram esterilizados 5877 animais das espécies canina e felina de ambos os sexos. Destes, 3249 eram fêmeas caninas e 2628 felinas, totalizando 4107 animais, ou seja, 70% de fêmeas de ambas as espécies. Com relação aos machos, 757 eram da espécie canina e 1013 da felina, totalizando 1770 animais (30%). Entre os cães machos, procurou-se dar mais ênfase a animais bravios e de temperamento incontrolável.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para um Município de 75 mil habitantes, a esterilização de 5877 animais foi muito significativa, mas não o suficiente para acabar com os problemas de excesso de animais abandonados em Jaboticabal. Um dos motivos é o fato de ser a única cidade da região que desenvolve um projeto de controle populacional de cães e gatos eficiente, e isto leva ao abandono de inúmeros animais, vindos provavelmente, de cidades vizinhas onde não há essa prática de esterilização contínua.




Palavras Chave: castração canina, castração felina, controle populacional
N.º Autores: 2
  TUCCI, LETICIA CAMARGO TÓDARO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  TARTARELLI, AMANDA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  LEAL, LEONARDO MARTINS
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |