Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09742
Autor: ANDRÉ LUIZ GOBATTO
Categoria: Pôster
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE MORADORES DO ENTORNO DE UMA RESERVA FLORESTAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL VARGEM LIMPA CAMPO NOVO, EM BAURU, SP
Tema: Meio Ambiente
Resumo: INTRODUÇÃO
No estado de São Paulo, a vegetação de cerrado ocupava originariamente pequenas manhas, das quais um dos últimos remanescentes faz parte da Reserva Legal da UNESP - câmpus de Bauru, SP. Estando em grande parte situado em área urbana, sua vegetação vem sendo seriamente prejudicada pela ação antrópica: especulação imobiliária, deposição de entulho e lixo, riscos de incêndio, uso de agrotóxicos e espécies invasoras, entre outras. A proposta deste projeto foi desenvolver um programa de ações voltadas para a educação ambiental que resulte na integração da comunidade com a Unidade de Conservação. Para orientar a direção das ações a serem executadas realizamos um estudo da representação social sobre a conservação da natureza com os moradores do entorno desta área de conservação biológica.
OBJETIVOS
O objetivo deste estudo foi conhecer a representação social sobre a conservação da natureza em uma comunidade no entorno de uma área de preservação de cerrado.
MÉTODOS
A representação social foi analisada através de um questionário seimiestruturado e da técnica de associação livre de palavras. Foram visitadas setenta residências no Bairro José Regino, entre agosto e novembro/2012. Os entrevistados receberam informações sobre a área de preservação permanente e foram convidados para um encontro inicial no Jardim Botânico. As atividades foram oferecidas em 7 domingos com programação cultural e de lazer.
RESULTADOS
As primeiras palavras evocadas associadas à conservação da natureza foram o lixo/reciclagem (55%), áreas verdes/reservas florestais (20%), conceitos sobre conservação ambiental (11%), entre outras (14%). Quando a primeira palavra mencionada foi referente à preservação de áreas verdes/reservas florestais, a segunda palavra que a seguia foi água/ economia/reservas (54%) e novamente, lixo/reciclagem (15%). Por outro lado, a maioria dos entrevistados (91%) reconhece a importância da "conservação da natureza", relaciona o bem estar da família com áreas verdes e participaria das atividades propostas. No entanto, nenhum morador compareceu as atividades disponibilizadas no Jardim Botânico para as quais foram convidados.
DISCUSSÃO
O núcleo central da representação social sobre a preservação do meio ambiente refletiu muito mais uma problemática local (lixo), do que uma preocupação com a conservação da natureza em um contexto mais amplo, como os serviços prestados pela natureza.
Conclusão
Concluímos que há necessidade da implantação de ações participativas com a comunidade do entorno da área de preservação do cerrado, direcionadas às questões levantadas neste estudo como lixo e preservação de áreas verdes.
Palavras Chave: Representação social Área de amortecimento Preservação
N.º Autores: 0
  KNOLL, FÁTIMA DO ROSÁRIO NASCHENVENG
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
 
| Página Inicial do Evento |