7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP ::: |
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Download do Arquivo |
Trabalho N.º |
09682 |
Autor: |
MAYTÊ PRADO DE LIMA |
Categoria: |
Pôster |
Título: |
ESPAÇOS LIVRES NAS ESCOLAS |
Tema: |
Meio Ambiente |
Resumo: |
ESPAÇOS LIVRES NA ESCOLA
LIMA, M.P. (Bolsista) 1; ROCHA, C. (Bolsista) 1;
SILVA, M.P. (Bolsista BAEE1) 1 e CONSTANTINO, N.R.T. (Professor) 1
1 Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru (SP).
INTRODUÇÃO
O Projeto "Espaços Livres na Escola" tem a intenção de criar em escolas um ambiente propício para que as crianças desenvolvam suas capacidades motoras, sensoriais e intelectuais, explorando o contato com a natureza e a sociabilidade. O espaço deve ser capaz de despertar a curiosidade e instigar o conhecimento, sendo ele o meio utilizado para explorar diversos conceitos de ecologia, geometria e física, além de solucionar necessidades da escola apresentada por seus usuários.
OBJETIVOS
Estabelecer a parceria Universidade-Comunidade, em que a troca de conhecimentos pesquisados e adquiridos pelos alunos durante o curso é aplicada, beneficiando os usuários do espaço em questão, com possível implantação e melhora significativa do ambiente escolar e da paisagem urbana.
MÉTODOS
O trabalho com espaços livres da cidade de Bauru iniciou-se em 2001. Em 2011, foi desenvolvido o projeto no Núcleo Educacional São Francisco de Assis, implantado no ano seguinte. Em 2012 foi realizado na EMEII Irene Ferreira Chermont, que atende cerca de 100 crianças de 1 a 5 anos. A princípio foi feita uma pesquisa nas Secretarias da Educação e do Planejamento de Bauru, a fim de encontrar escolas que necessitem de um projeto adequado para as áreas livres. Com as planimetrias, cada escola candidata foi visitada e analisada, até que uma foi escolhida. O projeto foi então organizado em quatro etapas. Fase I: diagnóstico e análise dos espaços da escola, para identificar problemas, potencialidades e necessidades. Fase II: análise dos dados colhidos em campo (fotos, desenhos, questionários), discussão com membros da escola a respeito dos problemas apresentados e pequeno estudo. Fase III: elaboração do anteprojeto paisagístico, resultado da re-avaliação do estudo preliminar. Fase IV: detalhamento dos equipamentos, revestimentos, cores, especificação das espécies vegetais, e confecção de uma maquete, para melhor compreensão da proposta pela comunidade.
RESULTADOS
Em todas as escolas foram entregues projetos paisagísticos (plantas, cortes e detalhamento dos equipamentos e mobiliários, com a especificação dos tipos vegetais), além de uma maquete. No caso da escola Núcleo Educacional São Francisco de Assis, o projeto foi implantado, possibilitando o acompanhamento da obra e posterior observação de seu uso. A Escola realizou o projeto dentro de suas possibilidades e após a implantação observou-se que as crianças passaram a utilizar melhor o espaço como um todo. |
Palavras Chave: |
espaços livres, espaços lúdicos, jardins educativos |
N.º Autores: |
1 |
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PRADO, MAYTÊ LIMA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas |
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CONSTANTINO, NORMA REGINA TRUPPEL
OUTRAS - Outras instituições não elencadas |
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