Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
III FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E PAINÉIS :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09592
Autor: ANANDA NATALIA MICHELINO
Categoria: Painel
Título: FUNDAMENTOS DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tema: Direito
Resumo: O Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos desenvolve inúmeros projetos, dentre eles o projeto Fundamentos da Cidadania e Educação em Direitos Humanos para alunos do Ensino Fundamental, que compreende o primeiro e segundo semestre de 2012. Esse projeto consiste em oficinas mensais com três turmas de trinta alunos cada da 5ª série/ 6º ano da E.E. Profª. Lydia Rocha Alves. Nessas oficinas, são desenvolvidos temas relacionados a Direitos Humanos que coloquem os alunos do ensino fundamental não apenas em contato com situações-problema dentro da obtenção e violação dos Direitos Humanos, mas que possibilite a compreensão e formulação de uma visão própria e crítica sobre sua realidade. Os eixos temáticos das oficinas são: a) democracia, direitos humanos e direitos civis; b) racismo; c) questões de gênero; d) homofobia; e) discriminação religiosa; f) discriminação à criança, ao deficiente e ao idoso; g) violência I: família e sociedade e h) violência II: escola e bullying.
Para a realização das oficinas, são feitas reuniões de preparação temática prévia, que abrangem levantamento bibliográfico e nas quais se convidam profissionais das diversas áreas do conhecimento para prepararem os discentes universitários para as oficinas na escola.
Em suma, trata-se de um projeto que demanda comprometimento com o estudo e com a prática diária da reflexão acerca da dimensão pré-violatória dos direitos humanos para que ocorra a desconstrução de paradigmas de exclusão e justificativa para a reprodução de preconceitos.
Os resultados obtidos até então com o projeto são produtivos, sendo possível afirmar que o objetivo de difundir uma cultura pré-violatória em direitos humanos no ambiente escolar está sendo alcançado. Nas oficinas realizadas, pudemos observar o choque existente entre teoria e práxis na medida e que o contato com os estudantes se deu de forma positiva, porém apresentando diversos desafios, tais como a extrema agitação da sala de aula na realização das dinâmicas. Em contrapartida, a participação dos alunos na discussão do tema é sempre numerosa e muito rica.
Uma medida extremamente importante para a concretização do projeto é o estudo da realidade vivida pelos alunos. A situação socioeconômica é fundamental na realização das oficinas, fazendo com que a discussão sobre direitos humanos com crianças que convivem com a violação dos mesmos é o grande desafio do projeto.
Conclui-se que os resultados obtidos são concretos e que os maiores desafios são a comunicação com os alunos e a adequação do tema Direitos Humanos à realidade vivida pelas crianças. Assim, esperamos que os debates se tornem mais produtivos na medida em que se busque a realização desses desafios.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Uma reflexão sobre justiça e direitos humanos é tarefa árdua, entretanto, com a realização das oficinas, observamos nos alunos o gérmen de uma transformação da realidade social na qual os mesmos se inserem.
Não se almeja, portanto, apenas uma reflexão teórica, mas sim uma verdadeira esteira para se apartar conformismos com a realidade social e buscar verdadeiras transformações de substrato, sendo o trunfo do projeto a transmissão de saberes e a propagação das conclusões originárias do confronto de realidades, demonstrando que os direitos humanos são preexistentes a qualquer violação.
Possibilitando discussões acerca dos direitos fundamentais desde a tenra idade dos alunos, dá-se azo não apenas para o despertar de posturas concretas de cidadania, como também enseja a desconstrução de preconceitos e violações, dando margem a uma efetiva consolidação da justiça com o consequente fomento de um Estado Democrático de Direito.
Palavras Chave: cidadania educação direitos humanos
N.º Autores: 1
  MICHELINO, ANANDA NATÁLIA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  COSTA, MAÍRA DOMINGOS
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |