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Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP - 1ª Etapa :::
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Trabalho N.º 09131
Autor: ALAN ALVES ROCHA
Categoria: pôster
Título: QUALIDADE DE VIDA NA INFÂNCIA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA AQUISIÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS
Tema: Saúde
Resumo: O presente trabalho apresenta o projeto de extensão, "Multiplicando Saberes: Ludicidade e Qualidade de vida na infância" financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) que é vinculado com o subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docente (PIBID) intitulado "A formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental a partir da valorização da Infância e da Cultura Corporal de Movimento"; conta ainda com a colaboração do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras (CELAPAM), todos integrantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Fundamental no Município de Presidente Prudente SP, na qual, participaram aproximadamente 227 crianças na faixa etária entre seis e onze anos.
A investigação procurou compreender como a ludicidade pode ser usada para a prevenção de doenças crônicas relacionadas a saúde infantil, tendo um olhar especial à obesidade. Segundo levantamento realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE), Ministério da Saúde e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a obesidade em crianças entre cinco a nove anos vem crescendo de forma alarmante; entre o período de 1989 a 2009, houve um crescimento de 12,5% entre o sexo masculino e 9,4% entre o sexo feminino, totalizando um aumento de 21,9 %. Com o intuito de minimizar este crescimento em 2007 foi institucionalizado o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa a contribuição para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, com parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).
As atividades lúdicas dentro deste contexto pode ser uma ferramenta indispensável tanto para prática corporal, como para a manutenção de uma vida saudável, tendo em vista que a brincadeira é uma manifestação do mundo infantil, e que ao realiza-la a criança traz seus próprios conhecimentos adquiridos em ambientes fora da escola, como em suas casas, na rua, ou em outros contextos sociais.
Nesse sentido, a Educação Física, por meio do lúdico deve propiciar às crianças novas vivências e reflexões a respeito da brincadeira e da importância para a manutenção de uma vida saudável, não perdendo a sua especificidade.
Palavras Chave: Infância, ludicidade, obesidade
N.º Autores: 10
  JOSÉ, RAFAEL ESPINDOLA
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  MILTON, JOSÉ DE LIMA
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  REGINA CANHOTO, MARCIA DE LIMA
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  RICCI, JANAINA
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  MILTON, JOSÉ DE LIMA
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  NOBREGA, PAMELA STAPE
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  CORTE, LARISSA AMARO
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  EDUARDO RODRIGUES, DANIEL DE SOUZA
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  HENRIQUE, GIOVANNI QUIZZINI
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  ROGERIO, LUIZ ROMERO
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  MARCO NIEBAS, JOÃO ELEUTÉRIO
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
 
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