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Faculdade de Medicina
II FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FCL UNESP ASSIS :::
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Trabalho N.º 09128
Autor: LUCIANA FERRARI GOUVÊA
Categoria: Oral
Título: A UNIVERSIDADE AO LADO DA ESCOLA PÚBLICA EM 2012: OFICINA FIQUE SABENDO DAS SUAS SEXUALIDADES
Tema: Geral
Resumo: Síntese: Trata-se de uma intervenção psicossocial realizada junto a um grupo de alunos do ensino fundamental em uma escola pública com a intenção de leva-lo a uma visão crítica a respeito das novas configurações das sexualidades na contemporaneidade.
Introdução: A escola pública na contemporaneidade apresenta características que abrange problemáticas sociais e conflitos culturais que interferem diretamente na relação aluno x escola. Essas características são mais evidentes em escolas inseridas em um contexto social nos quais crianças e adolescentes se encontram em situações de vulnerabilidade social (violências urbanas, exploração sexual, tráfico de drogas etc.). Especificamente a criação de um canal de comunicação, expressão e informação livres, não autoritários e críticos para lidar com as sexualidades do alunado pode tornar o espaço escolar um local. Dessa forma, a oficina do presente trabalho tem por objetivo fomentar grupos de reflexão e de debates entre alunos do ensino fundamental a respeito das problemáticas sociais e emocionais que envolvem as sexualidades. Metodologia: Utilizamos as chamadas intervenções grupais em psicologia com respaldos teóricos (utilizamos a psicologia social comunitária e a pedagogia libertária) e práticos (oficinas psicossociais que possibilitavam o desenvolvimento de reflexões grupais acerca das sexualidades). Resultados e discussão: Por meio de dinâmicas de grupo e discussões, desconstruímos preconceitos, familiarizamos as informações referentes às sexualidades e proporcionamos aos alunos um olhar diferente sobre o corpo e as suas relações amorosas; Problematizamos estigmas e estereótipos socialmente construídos e institucionalizados a partir das normatividades de gênero e sexualidades, exercidos sobre homens e mulheres independentes de orientação sexual e identidade de gênero. CONCLUSÃO: Essa oficina representou um espaço para a ampliação de conhecimentos não tendenciosos a respeito das sexualidades. Os alunos viram nesse espaço o lugar para trazer suas duvidas e serem orientados de forma científica, sem preconceito e crítica diante nas novas configurações sexuais que surgem na contemporaneidade.
Palavras Chave: educação sexualidades compromisso social
N.º Autores: 2
  GOUVÊA, LUCIANA FERRARI
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  DA SILVA, MARINA COIMBRA CASADEI BARBOSA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  DA SILVA, ANTONIO CARLOS BARBOSA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
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