Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
2º Expo-Extensão Unesp Botucatu :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 03482
Autor: ELISABETE CARDIERI
Categoria: Pôster
Título: DIÁLOGO E O TRABALHO COLETIVO: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA
Tema: Educação
Resumo: Introdução: As práticas escolares se realizam a partir de encontros entre pessoas que trazem suas concepções (e pré-concepções) constituídas na história singular de cada um. No entanto, a escola nem sempre favorece o reconhecimento dessa dimensão de singularidade, bem como não valoriza o espaço de diálogo e escuta à diferença de cada pessoa como vivência de acolhimento e possibilidade de construção de um trabalho coletivo. A percepção e reflexão sobre tais aspectos, vivenciadas num espaço dialógico, podem suscitar práticas educativas que incentivem educadores, educandos e a comunidade escolar a exercer efetivo protagonismo na promoção de vivências éticas fundadas no respeito ao outro. A partir destes pressupostos, este projeto está sendo desenvolvido na Escola Estadual Prof. Francisco Guedelha, localizada em Botucatu e que atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Objetivos: O projeto propõe-se: a) Acompanhar os momentos de reuniões e reflexões entre educadores e identificar situações de vivência dialógica e construção coletiva de projetos (interdisciplinares e outros); b) Identificar as temáticas mais presentes relativas às relações interpessoais (professor-aluno, entre alunos, entre professores) apresentadas nas reuniões; c) Oferecer propostas para reflexão coletiva e vivência dialógica como espaço de expressão, abertura ao outro, escuta das diferenças e formação ética.
Métodos: Até o momento, assumimos como procedimento fundamental as visitas e participação nas reuniões realizadas entre docentes e equipe gestora assumindo uma postura de escuta e acolhimento à dinâmica que caracteriza aquela comunidade escolar. A partir desses momentos, estabelecemos roteiros para coleta de dados que, juntamente com os docentes e a equipe gestora, possibilitam: a) delinear situações que mais freqüentemente suscitam impasses e desentendimentos na convivência escolar; b) elaborar e construir coletivamente propostas para oficinas e vivências destinadas aos alunos e a comunidade escolar e c) contribuir com a elaboração de trabalhos e atividades que integrem a Mostra Científico-cultural realizada anualmente.
Resultados parciais: O projeto em desenvolvimento aponta efeitos das ações específicas construídas a partir da inserção na comunidade escolar. A escuta atenta aos relatos, comentários e informações apresentadas pelos docentes e equipe gestora suscitou a proposta de atividades destinadas aos alunos que favoreçam a reflexão sobre o reconhecimento de si e o respeito à diferença que os outros apresentam. A atividade assumiu um caráter interdisciplinar (Geografia, Português, Artes e Matemática) e articula aspectos que favoreçam a expressão, pelos alunos, de suas concepções sobre sua realidade vital (onde e com quem residem), suas vivências e seus sonhos.
Palavras Chave: diálogo - trabalho coletivo - educação básica
N.º Autores: 3
  NUNES, PRISCILA REZECK
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  LUNARDI, JULIANA SARTORI
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  ANTUNES, ANA MARIA PEREIRA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  CARDOSO, ELIZA DE OLIVEIRA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |