I Encontro Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Congresso Nacional de Pós-Graduação em Educação e XXII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Câmpus de Marília - Desafios da Pós-Graduação em Educação em Tempos Pós(Pandêmicos) ::: |
|
LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link) |
|
Download do Arquivo |
Trabalho N.º |
33976 |
Autor: |
FERNANDA PLAZA GRESPAN |
Categoria: |
PROJETO DE PESQUISA |
Título: |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS LIVRES DO CENTO-OESTE PAULISTA (1940-1970): UMA HISTÓRIA POR MEIO DOS SABERES PARA PROFESSORES CONTIDOS NOS MANUAIS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS POR ESSAS ESCOLAS |
Tema: |
Filosofia e História da Educação no Brasil |
Resumo: |
Trata-se de um projeto de pesquisa em desenvolvimento em nível de Doutorado em Educação, tendo como objetivo geral de identificar, analisar e interpretar os saberes para a formação de professores contidos nos manuais pedagógicos utilizados nas Escolas Normais Livres do "Sagrado Rede de Educação" no centro-oeste paulista entre 1940 a 1970. Tal formulação surgiu a partir dos seguintes questionamentos: Quais obras e autores compunham os manuais pedagógicos utilizados na formação de professores nas Escolas Normais Livres na região centro-oeste, entre 1940 e 1970? Havia circulação desses manuais entre as Escolas Normais Livres do centro oeste-paulista? Como e quais as especificidades e contribuições desse corpus na formação de professores, segundo as vozes dos professore(a)s formado(a)s nessas escolas? Para tanto, espera-se desenvolver pesquisa histórica, quanto a abordagem, e documental, quanto às fontes dos acervos das instituições e pessoais de ex-alunos e alunas dessas escolas. À luz de Chartier (1990, p. 16), é possível afirmar que se trata de uma pesquisa que dialoga com a História Cultural, pois, segundo esse pesquisador, a História Cultural "[...] tem como objeto principal identificar a forma como em diferentes lugares e momentos uma realidade social é construída, pensada, dada a ler." Tomando a proposição de Chartier (1990) sobre a definição de História Cultural, Carvalho (2003, p. 272) entende que a "[...] história cultural dos saberes pedagógicos deve ser uma arqueologia dos objetos em sua materialidade." A partir do exposto, propõe-se como estratégia de pesquisa a história oral e documental, onde se articulam contexto, história individual e coletiva. O recorte espaço/temporal se deve ao fato da época de funcionamento das Escolas Normais Livres "Sagrado Coração de Jesus" de Marília/SP, "São José" de Bauru/SP e "Nossa Senhora Aparecida" de Araçatuba/SP, ambas localizadas no centro-oeste paulista e do "Sagrado Rede de Educação". A hipótese norteadora é a de que manuais escolares e a história oral proporciona uma leitura de aspectos da história da formação de professores e professoras nessas escolas, viabilizando ao historiador dados e indícios dos saberes que formaram os professores no Brasil. |
Palavras Chave: |
História da Educação; Formação de Professores; Escolas Normais Livres; Manuais pedagógicos. |
N.º Autores: |
1 |
|
CASTRO, ROSANE MICHELLI
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" |
|
| Página Inicial do Evento | |
|