17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização ::: |
|
LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link) |
|
Download do Arquivo |
Trabalho N.º |
27242 |
Autor: |
ROBERTO VALDÉS PUENTES |
Categoria: |
Texto completo |
Título: |
SISTEMA ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN: ETAPAS NO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO (1959-2018). |
Tema: |
Teoria Histórico-Cultural e Educação |
Resumo: |
O presente texto se situa no âmbito das pesquisas brasileiras preocupadas com o estudo do papel que o processo de obutchénie desempenha no desenvolvimento humano desde a perspectiva da filosofia materialista-dialética, a psicologia histórico-cultural e a didática desenvolvimental. O objetivo fundamental é avaliar as contribuições efetuadas nesse campo pelo Sistema Elkonin-Davidov-Repkin, a partir da análise de sua teoria central: a Atividade de Estudo (1959-2018). O texto está estruturado de moda a, em forma concisa e abreviada, procurar reconstruir o processo histórico real de gênese e desenvolvimento dessa teoria com base na sistematização dos trabalhos e autores mais representativos. O método de pesquisa empregado foi o construtivo-interpretativo, sustentado na epistemologia qualitativa, que parte do pressuposto que o estudo dos fenómenos reais não acontece a partir da coleta de dados, mas da construção hipotética de informações a partir de indicadores que são produzidos no mesmo processo. |
Palavras Chave: |
Ensino desenvolvimental; Sistema Elkonin-Davidov-Repkin; Atividade de Estudo. |
N.º Autores: |
0 |
|
| Página Inicial do Evento | |
|