Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 27242
Autor: ROBERTO VALDÉS PUENTES
Categoria: Texto completo
Título: SISTEMA ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN: ETAPAS NO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO (1959-2018).
Tema: Teoria Histórico-Cultural e Educação
Resumo: O presente texto se situa no âmbito das pesquisas brasileiras preocupadas com o estudo do papel que o processo de obutchénie desempenha no desenvolvimento humano desde a perspectiva da filosofia materialista-dialética, a psicologia histórico-cultural e a didática desenvolvimental. O objetivo fundamental é avaliar as contribuições efetuadas nesse campo pelo Sistema Elkonin-Davidov-Repkin, a partir da análise de sua teoria central: a Atividade de Estudo (1959-2018). O texto está estruturado de moda a, em forma concisa e abreviada, procurar reconstruir o processo histórico real de gênese e desenvolvimento dessa teoria com base na sistematização dos trabalhos e autores mais representativos. O método de pesquisa empregado foi o construtivo-interpretativo, sustentado na epistemologia qualitativa, que parte do pressuposto que o estudo dos fenómenos reais não acontece a partir da coleta de dados, mas da construção hipotética de informações a partir de indicadores que são produzidos no mesmo processo.
Palavras Chave: Ensino desenvolvimental; Sistema Elkonin-Davidov-Repkin; Atividade de Estudo.
N.º Autores: 0
 
| Página Inicial do Evento |