17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização ::: |
|
LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link) |
|
Download do Arquivo |
Trabalho N.º |
27618 |
Autor: |
ESTEFANIA MANHOLER |
Categoria: |
Texto completo |
Título: |
EDUCADORAS DE CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS E O SENTIDO PESSOAL DA ATIVIDADE DE ENSINO |
Tema: |
Teoria Histórico-Cultural e Educação |
Resumo: |
A partir da perspectiva histórico-cultural, em específico da teoria de Leontiev, é possível compreender que toda atividade humana possui um significado social, o qual é apropriado pela consciência do indivíduo, que atribui a esse significado um sentido pessoal; caso esse sentido não seja condizente com o significado social, tem-se a atividade alienada. Para profissionais da educação de crianças de zero a três anos, tal dinâmica faz-se relevante na medida em que a criança é compreendida como sujeito de direitos, incluindo neles um espaço formal de socialização e ampliação de experiências e conhecimentos, sendo então o professor fundamental na mediação do processo de humanização delas. Reconhecendo que o processo educativo deve ocorrer desde os primeiros anos de vida, ser realizado em espaços institucionais, de modo intencional e orientado para o desenvolvimento integral e integrado das crianças, o objetivo geral dessa pesquisa, de caráter qualitativo, é compreender o sentido pessoal que as educadoras atribuem a sua atividade de ensino, tendo como participantes seis (6) profissionais de creches públicas do município de Corumbá/MS, selecionadas com o critério de tempo de atuação profissional na Educação Infantil; sendo duas com até 5 anos de experiência, duas entre 5 e 10 anos e duas com mais de 10 anos, considerando que o sentido atribuído à atividade de ensino pode sofrer influências do tempo de experiência. Para a recolha dos dados será utilizada entrevista semiestruturada. |
Palavras Chave: |
Educação Infantil Educadoras de Creche Sentido e Significado |
N.º Autores: |
0 |
|
| Página Inicial do Evento | |
|