Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 27618
Autor: ESTEFANIA MANHOLER
Categoria: Texto completo
Título: EDUCADORAS DE CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS E O SENTIDO PESSOAL DA ATIVIDADE DE ENSINO
Tema: Teoria Histórico-Cultural e Educação
Resumo: A partir da perspectiva histórico-cultural, em específico da teoria de Leontiev, é possível compreender que toda atividade humana possui um significado social, o qual é apropriado pela consciência do indivíduo, que atribui a esse significado um sentido pessoal; caso esse sentido não seja condizente com o significado social, tem-se a atividade alienada. Para profissionais da educação de crianças de zero a três anos, tal dinâmica faz-se relevante na medida em que a criança é compreendida como sujeito de direitos, incluindo neles um espaço formal de socialização e ampliação de experiências e conhecimentos, sendo então o professor fundamental na mediação do processo de humanização delas. Reconhecendo que o processo educativo deve ocorrer desde os primeiros anos de vida, ser realizado em espaços institucionais, de modo intencional e orientado para o desenvolvimento integral e integrado das crianças, o objetivo geral dessa pesquisa, de caráter qualitativo, é compreender o sentido pessoal que as educadoras atribuem a sua atividade de ensino, tendo como participantes seis (6) profissionais de creches públicas do município de Corumbá/MS, selecionadas com o critério de tempo de atuação profissional na Educação Infantil; sendo duas com até 5 anos de experiência, duas entre 5 e 10 anos e duas com mais de 10 anos, considerando que o sentido atribuído à atividade de ensino pode sofrer influências do tempo de experiência. Para a recolha dos dados será utilizada entrevista semiestruturada.
Palavras Chave: Educação Infantil Educadoras de Creche Sentido e Significado
N.º Autores: 0
 
| Página Inicial do Evento |