A 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e o 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural objetiva pôr em discussão a questão da constituição dos significados sociais e dos sentidos pessoais, pelos sujeitos em processo de humanização durante sua trajetória de vida, participando de processos educativos em que ativamente se apropriam dos conteúdos culturais historicamente elaborados, em relação com os demais sujeitos de seu meio. Objetiva, outrossim, tendo como referência a Teoria Histórico-Cultural, discutir os pressupostos para a possível construção de uma teoria pedagógica que possa efetivar-se nas práticas educativas, na pesquisa e na formação de professores.
Além disso, o evento tem como preocupação, como todos os eventos anteriores, socializar pesquisas realizadas por profissionais de instituições superiores, alunos de cursos de pós-graduação — mestrado e doutorado —, graduandos de Iniciação Científica, assim como de demais profissionais que atuam na área da educação. Por esse meio, pretende-se, de um lado, oportunizar aos participantes sua integração aos debates que são promovidos, e, com isso, disponibilizar o acesso ao conhecimento teórico que fornece as bases para a implementação das práticas pedagógicas, e, por outro, viabilizar a necessária interação entre a universidade, em suas diversas instâncias de pesquisa, e a educação básica.
|