Câmpus de Marília
 
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Faculdade de Filosofia e Ciências
3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília :::
Apresentação

O Núcleo de Ensino de Marília, programa da PROGRAD/Unesp, realiza, anualmente, uma Jornada com o objetivo de pôr em discussão um tema de relevância no cenário educacional e, a cada dois anos, o evento é realizado em conjunto com o Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural.
Neste ano de 2016, estamos reunindo nesse evento a 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília e o 3º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural em torno do tema “Teoria Histórico-Cultural e a questão do método – bases teóricas e implicações pedagógicas”.
O Ensino Básico das escolas públicas do país tem apresentado dados de avaliação do desempenho escolar de seus estudantes, principalmente nas áreas de leitura, escrita e matemática, muito aquém do desejável para uma formação voltada aos desenvolvimento das capacidades humanas superiores dos sujeitos aprendizes.
Não há ainda consolidada uma teoria pedagógica que promova um trabalho pedagógico em sala de aula que envolva os estudantes em suas tarefas de estudo de modo a promover a sua aprendizagem efetiva.
Qual o caminho adequado a seguir? Que configurações caracterizariam um bom ensino e uma aprendizagem que, de fato, possam promover o desenvolvimento desses estudantes?
Discutir a questão do método, suas bases teóricas e implicações pedagógicas, do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural, constitui o desafio desse evento. Objetiva-se, a partir do debate sobre essa questão, pensar as bases para a construção de uma teoria pedagógica, possibilitando a estruturação de elementos mediadores que façam concretizar a teoria sob a forma de práticas, seja no nível das práticas educativas, seja na pesquisa, seja na formação de professores, em busca de superar o verbalismo sobre as teorias, típico das práticas pedagógicas marcadas pelo senso comum.
Para a concretização desse propósito, o evento está estruturado em torno de mesas redondas, comunicações científicas e minicursos e conta com a participação de pesquisadores, professores universitários, da educação básica e do ensino médio, estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, apresentando como palestrantes pesquisadores e estudiosos da Teoria Histórico-Cultural do Brasil e do exterior.
 
Apoio/Realização

(Suporte Físico: CD-ROM)

Pró-Reitoria de Graduação da UNESP - PROGRAD
Fapesp
Capes
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Staepe
 
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