 O presente evento parte de algumas inquietações do Grupo de Estudo e Pesquisa Palavra e Imagem na Escola (GEPPINE). Ressalta, nesse sentido, a importância dos quadrinhos e das ilustrações como territórios artísticos que alargam os horizontes dos leitores. Em coerência com o que salienta a pesquisadora Lucila Pimentel (2011), a educação, por meio da arte, exerce papel de agente transformador na comunidade. Sendo assim, o jogo de imagens, os modos de organização da narrativa visual e a carga ideológica subjacente às malhas textuais propiciam uma experiência estética peculiar, marcada por processos de identificação e projeção. O trabalho envolvendo o prazer e a fruição, desse modo, estaria pautado no que Pimentel designa como educação dos sentidos, ou seja, como via de acesso a saberes, valores e experiências emotivas.
A necessidade de discutir as concepções e práticas do educador frente à produção visual disponível a crianças, jovens e adultos. A ação extensiva destacada pelo Colóquio Leitura de Imagens (CLIM) não tem a intenção de oferecer “receitas” metodológicas para o trabalho pedagógico assentado em uma concepção dialógica de leitura. Ao contrário, busca entender a relevância das linguagens visuais no processo de formação do aluno, fomentando, nesse sujeito, o interesse por diferentes produções iconográficas rubricadas por autores brasileiros e nacionais.
Público-alvo:
Alunos de graduação.
Pesquisadores do campo da imagem.
Professores da Educação Básica.
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