Gostaria de conhecer mais sobre a teoria dos tipos psicológicos de Carl Gustav Jung, e aplicá-la em avaliações profissionais? Este curso, destinado a estudantes de psicologia e psicólogos, visa fornecer as bases teóricas e práticas para a aplicação de um instrumento técnico-científico validado, o Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI).
Desenvolvido no Brasil, de autoria do Dr. José Jorge de Morais Zacharias (2003) sob a orientação da Profa. Dra. Anna Mathilde P. C. Nagellschimidt, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, o QUATI utiliza a estrutura da teoria da personalidade de Jung, como descrita em seu livro “Tipos psicológicos”, considerando aspectos da estrutura da psique e direcionamento da libido. Acerca do direcionamento da energia psíquica, dedica-se ao aprofundamento das atitudes de introversão e extroversão; além de interrelacioná-las com as funções irracionais e perceptivas (intuição e sensação), assim como as funções racionais e avaliativas ou de julgamento (pensamento e sentimento). Nesta direção, cada pessoa possui uma atitude predominante consciente, uma função principal e uma função auxiliar que moldam seu comportamento, percepção e apercepção do mundo; de modo mais inconsciente, tem-se a outra atitude, uma função terciária e uma função inferior. Realça-se que a tipologia junguiana não visa fornecer um retrato completo e “finalista” do indivíduo, mas oferecer uma compreensão aproximada do fenômeno psíquico, considerando a interação dinâmica entre os conteúdos conscientes e inconscientes.
Público-alvo: estudantes de Psicologia da FCL, UNESP-Assis e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como profissionais de psicologia interessados na temática do evento.
|