Câmpus de Assis
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Ciências e Letras
MÚSICA POPULAR NO BRASIL: MUITOS CANTOS, TANTAS MEMÓRIAS E ALGUMAS HISTÓRIAS :::
Apresentação

O GRUPO DE PESQUISA:

O MEMENTO – Espaço Biográfico e História da Historiografia é um grupo de pesquisa do Departamento de História da UNESP, Campus de Assis, que existe desde 2005 e busca afirmar-se como campo de interlocução entre pesquisadores de diferentes formações e temáticas que envolvam as dimensões sociais, culturais e políticas da construção social da memória, particularmente a partir do enfoque (auto)biográfico e incorporando as particularidades da reflexão sobre o fazer historiográfico.



O CURSO:

O curso “Música Popular no Brasil: muitos cantos, tantas memórias e algumas histórias” pretende oferecer um panorama sobre a memória e a história da música popular no país no século XX, desde 1920 até 1990.
Dentro desse arco temporal, vão ser apresentados de forma breve, a partir de materiais e fontes diversas, contextos, situações, personagens e bibliografia sobre a temática, com exposições pelos responsáveis pelo curso (o Prof. Dr. Wilton Silva e o doutorando Manoel Messias Alves de Oliveira) e rodas de conversa com os alunos inscritos.
O objetivo é oferecer aos alunos de graduação e interessados da comunidade externa um contato introdutório sobre o tema, capaz de despertar sensibilidades para a apreciação da diversidade da cultura sonoro nacional e, no caso acadêmico, a percepção de possibilidades de pesquisa sobre os temas abordados.



BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AGUIAR, Joaquim Alves. Música Popular e Indústria Cultural. Dissertação de Mestrado em Teoria Literária. Campinas: UNICAMP, 1989.
AGUIAR, Ronaldo Conde. As divas do Rádio Nacional. Ed. Casa da Palavra. Rio de Janeiro, 2012.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB: a alma do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Cravo Albin, 2012.
ALEXANDRE, Ricardo. 89FM: A história da rádio rock do Brasil. SP, Tambor Digital, 2014.
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80. São Paulo, DBA Dórea Books and Art, 2002.
ALMEIDA, Angela T. Música, Gênero e Dor de Amor: as composições de Dolores Duran e Maysa (1950 – 1974). Dissertação de Mestrado em História. Assis: UNESP, 2017.
ALONSO, Gustavo. Cowboys do asfalto: música sertaneja e modernização brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
AMORIN, Ana Maria Martins. A mulher e o samba: a violência cantada. Padê: Est. em Filos., Raça, Gên.e Dir. Hum. Brasília, v. 1, n. 1/2, p. 89-102, jan./dez. 2009
ARAÚJO, Paulo Cesar de. Eu não sou cachorro, não. Rio de Janeiro: Record, 2010.
BAIA, Silvano Fernandes. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira, In: Per Musi, Belo Horizonte: n.29, 2014, p.154-168.
BAIA, Silvano Fernandes. A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e métodos. ArtCultura, Uberlândia, v. 14, n. 24, p. 61-80, jan.-jun. 2012.
BORGES, Beatriz. Samba-canção: fraturas e paixão. Uma análise das letras de Oreste Barbosa, Lupicínio Rodrigues, Guilherme de Brito, Nelson Cavaquinho, Cartola, Carlos Cachaça e um estudo sobre Kitsch. Rio de Janeiro: Codecri, 1982.
CABRAL, Sérgio. ABC do Sérgio Cabral: um desfile dos craques da MPB. Rio de Janeiro: Codecri, 1979.
CALDAS, Waldenyr. Iniciação à Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora Ática, 1989.
CANCLINI, Néstor Garcia. A encenação do popular, In: Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997, p. 205-254.
CANDEIA (Filho), Antônio; (Araújo), ISNARD. Escola de Samba: árvore que esqueceu a raiz. Rio de Janeiro: Lidador/Secretaria Estadual de Educação e Cultura - RJ, 1978.
CARVALHO, José Jorge de; SEGATO, Rita Laura. Sistemas abertos e territórios fechados: para uma nova compreensão das interfaces entre música e identidades sociais. Série Antropologia, nº 164, Brasília, 1994.
CARVALHO, José Jorge de. Um Panorama da Música Afro-Brasileira. Parte 1. Dos Gêneros Tradicionais aos Primórdios do Samba. Série Antropologia, nº 275, Brasília, 2000.
CAVALCANTE, Berenice. STARLING, Heloisa Maria Murgel. EISENBERG, José. Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Outras conversas sobre os jeitos da canção (Vol. I). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
CAVALCANTE, Berenice. STARLING, Heloisa Maria Murgel. EISENBERG, José. Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Retrato em preto e branco da nação brasileira (Vol II. ). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
CAVALCANTE, Berenice. STARLING, Heloisa Maria Murgel. EISENBERG, José. Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. A cidade não mora mais em mim (Vol. III). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
CONTIER, Arnaldo D.. Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional e o Popular na Canção de Protesto (Os Anos 60). Revista Brasileira de História, v. 18, n. 35, p. 13–52, 1998.
CORRÊA , Tupã Gomes. Rock nos passos da moda: midia, consumo X mercado cultural. SP, Papirus, 1989.
COSTA, Nelson Barros da. A produção do discurso Litero-Musical Brasileiro, 2001, 486 pp.. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001.
DAPIEVE, Arthur. BRock: Rock brasileiro dos anos 80. SP, Editora 34, 1995
DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.
DINIZ, André e CUNHA, Diogo. A República Cantada. Do choro ao funk, a história do Brasil através da música. Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 2014.
DINIZ, André. Almanaque do samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos. As mulheres nas letras das marchinhas carnavalescas (1930-1940). Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.10, n.2, p. 93- 107, nov. 2013.
ESTRELLA, Maria. Rádio Fluminense FM: A porta de entrada do rock brasileiro nos anos 80. Rio de Janeiro, Editora Outras Letras, 2012.
GALVÃO, Walnice Nogueira. MMPB: Uma Análise Ideológica. In Saco de Gatos: Ensaios Críticos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1976, pp. 93-119.
GARCIA, Tânia da Costa. A folclorização do popular: uma operação de resistência à mundialização da cultura, no Brasil dos anos 50. ArtCultura, Uberlândia, v. 12, n. 20, p. 7-22, jan./jun. 2010.
GOMES, Rodrigo C. S. “Pelo telefone mandaram avisar que se questione essa tal história onde mulher não tá”: a atuação de mulheres musicistas na constituição do samba da Pequena África do Rio de Janeiro no início do século XX. Per Musi, v. 28, p. 176-191, jul. dez. 2013.
GOMES, Tiago de Melo. Estudos acadêmicos sobre a música popular brasileira: levantamento bibliográfico e comentário introdutório. História: Questões & Debates, Curitiba: UFPR, n. 31, p. 95-111, 1999.
LENHARO, Alcir. Cantores do Rádio: A trajetória de Nora Ney e Jorge Goulart e o meio artístico de seu tempo. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
LOPES, Nei. O samba na realidade... A utopia da ascensão social do sambista. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.
MACHADO, Adelcio C. Quem te viu, quem te vê: o samba pede passagem para os anos 1970. 2011. Dissertação de Mestrado em Música. Campinas: UNICAMP, 2011.
MIDANI, André. Música, ídolos e poder: do vinil ao download. RJ, Nova Fronteira, 2008.
MILANI, Vanessa Pironato. Samba Em Fascículos – Vertentes Do Gênero Na Coleção História Da Música Popular Brasileira Em Tempos De Consolidação Da Indústria Cultural Brasileira. Dissertação de Mestrado em História. Assis: UNESP, 2015.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Escutar os mortos com os ouvidos. Dilemas historiográficos: os sons, as escutas e a música. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 19, n. 38, p. 109-139, mai./ago. 2018.
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, 2000, vol.20, no. 39, p. 203-221 .
MORAES, José Geraldo Vinci de. Meninos eu vi: Jota Efegê e a história da música popular. Topoi, Rio de Janeiro, v. 14, n. 27, p. 344-363. 2013.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Música popular: fontes e acervos. Teresa Revista de Literatura Brasileira, v. 4, n. 5, São Paulo, p. 400-406,2004.
MORAES. José Geraldo Vinci de. Criar um mundo do nada. Revista USP, São Paulo, n. 111, p. 99-116, out./nov./dez. 2016.
MORELLI, Rita C. L. Indústria Fonográfica: um estudo antropológico. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1991.
MORELLI, Rita C. L.. O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional popular à segmentação contemporânea. ArtCultura .Uberlândia. v. 10 n. 16, p. 87-101. jan-jun. 2008.
MURGEL, Ana Carolina A. T. Mulheres compositoras no Brasil dos séculos XIX e XX. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, v. 3, p. s/n, 2016.
MURGEL, Ana Carolina A. T. Pesquisando as compositoras brasileiras no século XXI'. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 71, p. 181-192, 2018.
MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. A canção no feminino: Brasil, século XX. In: Labrys (Edição em Português Online), v. 18, p. 1-33, 2010.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope das idéias: A questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel, In: PINSKY, Carla Bassanezi. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p. 235-290.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
NAPOLITANO, Marcos. Os festivais da canção como eventos de oposição ao regime militar brasileiro (1966/ 1968). 2004d. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (orgs.). O golpe e a ditadura militar: Quarenta anos depois (1964 – 2004). Bauru, SP: Edusc, 2004.
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a Canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959/1969). São Paulo: Ed. AnnaBlume/FAPESP, 2001.
NAVES, Santuza Cambraia et al. (org.). Levantamento e comentário crítico de estudos acadêmicos sobre música popular no Brasil. ANPOCS bib – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais 51, São Paulo, jan./jul. 2001.
OLIVEIRA, M. M. A. de. Entre o morro e o asfalto: uma história e as histórias do Rio de Janeiro. In.: OLIVEIRA, M. M. A. de. “Rio de Janeiro que eu sempre hei de amar”: memória e visibilidade nas narrativas lítero-musicais e biográficas de Ruy Castro. 2023. 188f. Dissertação (Mestrado em História e Sociedade) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023, p. 81-98.
PAIANO, Enor. O berimbau e o som universal: Lutas culturais e indústria fonográfica nos anos 60. Dissertação de Mestrado em Jornalismo. São Paulo: USP, 1994.
PAIXÃO, Lucas Françolin da. A indústria fonográfica como mediadora entre a música e a sociedade. Dissertação de Mestrado em Música. Curitiba: UFPR, 2013.
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. No ritmo do Vagalume: culturas negras, associativismo dançante e nacionalidade na produção de Francisco Guimarães (1904-1933) Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 35, nº 69, p.13-33, 2015.
PICCOLI, Edgar. Que rock é esse? A história do rock brasileiro contada por alguns de seus ícones. SP, Globo, 2008.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
PORTELLI, Alessandro. Espaço de definições. In.: MEIHY, José Carlos Sebe B; SEAWRIGHT, Leandro (org.) Memórias e narrativas: história oral aplicada. São Paulo: Contexto, 2020, p. 19-27.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar / UFRJ, 2001.
SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Vol 1 e 2. São Paulo: Editora 34, 1997.
SILVA, Marcus Vinicius da. Adorian Barbosa: Nem trabalho, Nem malandragem. Dissertação de Mestrado em Literatura. Campinas: UNICAMP, 2012.
SILVA, Wilton C. L. Biografias: construção e reconstrução da memória. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras - On-line), v. 11, p. 151-166, 2009.
SOUZA, Miliandre Garcia de. Do teatro militante à música engajada: A experiência do CPC da UNE (1958 – 1964). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel. Música: o nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.
TEIXERIA, Izabel C. dos Santos. A poética do amor em Dolores Duran e Maysa. Dissertação de Mestrado em Literatura. Florianópolis: UFSC, 2002.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: Da modinha à canção de protesto. Petrópolis: Ed. Vozes, 1974.
TREECE, David. A flor e o canhão: A Bossa Nova e a música de protesto no Brasil (1958 – 1968). História: Questões & Debates, Curitiba, nº 32, jan./ jun. 2000, pp. 121-165.
VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira na Belle Époque. Rio de Janeiro: Livraria Santana Ltda., 1977.
VELON, Marcela da Silva. Elizeth Cardoso e o canto popular urbano brasileiro: cinco décadas em cinco momentos. Dissertação de mestrado em Música. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba Rio de Janeiro: Zahar-Ed.UFRJ, 1995.



 
Apoio/Realização

Faculdade de Ciências e Letras - Unesp / Assis
 
52 usuário(s) Online.