Nesta oficina buscamos trazer a reflexão sobre o conceito de ficção para o âmbito da prática da análise textual. Num primeiro momento, discutiremos a história da distinção entre literatura e história, depois traremos proposições sobre a relação entre linguagem, história e ficção a partir do texto "Ficção e realidade histórica" do historiador Koselleck. Em seguida, tentaremos observar como são traçadas estas distinções em textos literários e assim investigar o que eles nos revelam sobre o nexo entre história e ficção. A parte prática da oficina trará o trabalho em grupos a partir do texto “A elaboração progressiva do pensamento na fala” de Heinrich von Kleist. A oficina é aberta a todos os estudantes, de graduação e pós. Os textos estarão disponíveis no original (alemão, inglês) e em traduções para o português. Não é necessário conhecimentos prévios de alemão para participar da oficina.
Sobre a Ministrante: Luciana Villas Bôas é doutora em Germanística e Literatura Comparada pela Columbia University, Nova York (2005) e professora do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ desde 2009. Publicou artigos sobre a primeira literatura e iconografia do Novo Mundo em periódicos nacionais e internacionais, traduziu obras e organizou coletâneas, sobretudo, na área de História dos Conceitos. É autora de Wilde Beschriftungen. Brasiliens historische Semantik in der Frühen Neuzeit (Würzburg: Königshausen &Neumann, 2017) e Encontros escritos. Semântica histórica do Brasil no Século XVI (Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 2019). Atualmente dedica-se aos projetos “Utopias letradas: guerra, eloquência e os primórdios do colonialismo europeu” e “Pequena genealogia do extemporâneo: Goethe, Nietzsche e Arendt”.
Bibliografia
KOSELLECK, Reinhart. Fiktion und geschichtliche Wirklichkeit. In: Zeitschrift für Ideengeschichte, 3, 2007, 39-54. Disponível em: https://www.z-i-g.de/pdf/ZIG_3_2007_koselleck.pdf
_________________. Fiction and historical reality. In: Sediments of time. On possible histories. Trad. Stefan-Ludwig Hoffmann e Sean Franzel. Stanford: Stanford University Press, 2018, 10-23.
KLEIST, Heinrich von. Über die Allmähliche Verfertigung der Gedanken beim Reden. In: __________________.Sämtliche Erzählungen. Ed. de Klaus Müller-Salget. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 2005.
KLEIST, Heinrich von. A elaboração progressiva do pensamento na fala. Trad. Carlos Alberto Gomes dos Santos. Floema. Caderno de Teoria e História Literária. Ano IV, n. 4ª, p. 75-80 out. 2008.
Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008.
KOMUNYAKAA, Yusef. Dien Cai Dau. Middletown: Wesleyan University Press, 1988.
|