A Mesa redonda “Arte Naif: A raiz do artista”, com mediação do professor José Luís Felix, foi promovida pelo Comitê de Ação Cultural /CAC, como parte da programação “Elos- a Universidade como espaço de acolhimento aos sujeitos múltiplos”.
A mesa redonda contará com a presença do crítico de arte e curador Oscar D’Ambrósio, que apresentará a palestra “Cultura popular, Arte naif e Ranchinho de Assis”, cujo objetivo, é a partir da diferenciação entre os conceitos de cultura e arte, e de algumas definições de arte naif e de seus representantes, discutir o desgaste dessas nomenclaturas, bem como questionar como a obra do artista Ranchinho foge a enquadramentos simplistas, dialogando com o impressionismo, o expressionismo e a arte bruta.
Na sua sequencia, a psicanalista e pesquisadora Dra. Gisele Melles apresentará "Curriculum Vitae do Artista Ranchinho: pesquisa e processo de digitalização dos inéditos cadernos escritos por Mimessi". Objetiva explanar sobre o percurso da pesquisa que vem realizando junto ao Fundo José Nazareno Mimessi, especialmente os três cadernos intitulados - Curriculum Vitae do Artista Ranchinho -, localizados no CEDAP da UNESP/Assis, bem como dar visibilidade para as interessantes relações entre Mimessi, Ranchinho e o MAPA - Museu de Arte Primitiva de Assis "José Nazareno Mimessi".
A mesa redonda também faz parte da programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos, evento organizado pelo Arquivo Nacional, do qual o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa “Profa. Dra. Anna Maria Martinez Corrêa”/CEDAP participa anualmente.
|