A ciência e a tecnologia não podem ser ignoradas, uma vez que nosso mundo foi todo tomado pelas invenções tecnológicas e a transformação digital é realidade presente na vida quotidiana. Desta forma, temas como inclusão digital, transformação do mundo do trabalho (uberização ou não), inovações nas áreas da saúde e educação, uso e controle das nossas ações e desejos pelas redes sociais, dependência tecnológica, controle da vida e dos corpos pelas redes (padrões de beleza, cultura do ódio, fakenews, pós-verdade, etc), entre outras características do nosso tempo, revelam que nosso dia a dia está eivado de tecnologias.
Este mundo pleno de tecnologias gera uma forma de existência que pode, também, ser caracterizado pelas exclusões (as desigualdades sociais são enormes e acentuadas). Neste contexto, podemos nos furtar da discussão e propor desenvolvimento sem as ciências, as tecnologias, as inovações e o empreendedorismo? As universidades e centros de pesquisa têm a competência, o compromisso e a responsabilidade de construir e reelaborar constantemente as principais categorias, conceitos, ideias e políticas de ciência, tecnologia e inovação? Os processos da inovação e do empreendedorismo devem melhorar as condições de trabalho, evitar a destruição do meio ambiente e garantir melhor qualidade de vida para todos? As respostas a estas questões são fundamentais.
O professor Marcelo Carbone Carneiro Realizou 02 pesquisas de Pós-Doutorado na Université de Genève - Suisse (Bolsista da FAPESP). Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação (Filosofia da Educação), ambos os títulos pela UNESP. Possui licenciatura (1991) em Filosofia pela UNESP. Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC ? UNESP - Bauru, onde ministra disciplinas de Filosofia e Filosofia da Ciência. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Educação e Teoria do Conhecimento, Filosofia da Tecnologia e Filosofia. Professor credenciado e orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC - Bauru. Atua, também, no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS - Campo Grande). Vice-diretor (2012-2016) e Diretor (2016-2020) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP - Bauru. Presidente do Conselho Gestor/Coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Bauru.
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