Você sabia que a literatura influencia diretamente na construção de um discurso sobre identidade nacional? Pois é, e isso inclui nossa subjetivação enquanto individuos e enquanto sociedade; nossa visão em relação ao outro e ao meio; nossa visão de outras nacionalidades; e até mesmo nossa relação com a perpetuação estruturada de preconceitos e estereótipos de raça, gênero, etc.
Para promover mais discussões sobre essa relação, o PET Psicologia organiza o evento "Literatura Brasileira e Identidade Nacional" que será apresentado pela convidada Dr. Maria Aparecida Cruz de Oliveira.
Sendo a convidada integrante do Grupo de Estudos em Literatura brasileira Contemporânea coordenado pela Dra. Regina Dalcastagnè bem como atuante principalmente nos seguintes temas: Feminismo descolonial, representação e Literatura afro-brasileira, Infância, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; a discussão do evento será focada na discussão sobre identidade nacional, gênero e raça.
Com o objetivo geral de promover debates e reflexões sobre as possíveis articulações entre a literatura brasileira e a construção de uma identidade nacional, o evento focará primordialmente na discussão da identidade nacional, gênero e raça.
Além disso, contará também com discussões que visam iniciar uma compreensão em relação aos aspectos subjetivantes e subjetivadores proporcionados pela produção literária, ressaltando a implicação entre literatura e aspectos socio-políticos. Assim, promovendo aos participantes uma maior apropriação crítica sobre a formação de estereótipos e mitos no discurso sobre identidade nacional.
Transmissão do evento:
https://youtu.be/19mxJaN1rU0