Câmpus de Marília
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Filosofia e Ciências
XXXII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas e XII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP: Fake News, emoções e ação em tempos de pandemia :::
Apresentação
Desde sua primeira edição, em 1975, a “Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas”, atualmente promovida pelo Departamento de Filosofia da UNESP e pelo programa de pós-graduação em filosofia da Unesp, tem reunido pesquisadores para debater temas e questões filosóficas. Já o “Encontro de pesquisa na pós-graduação em filosofia da Unesp” cuja primeira edição no ano de 2000, idealizado e realizado pelos discentes do programa à época para discutir as pesquisas dos pós-graduandos nas mais diversas áreas da filosofia. Este ano, por conta da pandemia, entendemos ser pertinente juntar estes dois eventos, reunindo apresentações de trabalhos de discentes de graduação e pós-graduação, com a presença de profissionais convidados renomados em uma só temática principal: “Fake News, emoções e ação em tempos de pandemia”.
Além da natureza acadêmico-filosófica do evento, destacamos, nesta edição, a ser realizada entre 26 e 30 de outubro de 2020 o seu caráter filosófico-interdisciplinar. O evento conta com conferencistas da área de filosofia, mas também de pesquisadores de áreas como a psicologia, jornalismo, direito, neurociências. Através de suas conferências, seções de pôsteres e de comunicações, workshops e apresentações culturais, o evento propiciará oportunidade para reflexão referente a questões relacionadas às conexões entre notícias falsificadas, emoção e ação, considerando o momento difícil em que passamos. Como resultado da discussão, buscamos contribuir para o seu melhor entendimento e das suas possíveis interações. Também almejamos conscientizar para uma convivência ética do ser humano com outros seres cognitivos e emotivos, fortalecendo hábitos que propiciem a formação de cidadãos conscientes de si, de seu papel frente ao meio, capazes de respeitar as diversidades e perceber a sua integração com a natureza.
Vivemos tempos difíceis. A pandemia pela qual atravessamos trouxe novos desafios sociais e individuais. Situações como a do isolamento social exigem mudanças de hábitos, fazem emergir emoções e direcionam a ação. A tecnologia pode servir como um apoio positivo, possibilitando, por exemplo, a comunicação a distância entre pessoas. Ela também possibilita desvios, provocados, por exemplo, pela disseminação de notícias falsificadas. Com frequência, tais notícias possuem forte apelo emocional e são capazes de influenciar nossas ações.
Neste evento procuramos debater, discutir e propor soluções para questões em torno das relações entre notícias falsificadas, emoções e ação em tempos de pandemia. Em particular, procuramos tratar destes elementos, não necessariamente todos eles, fazendo uma conexão com este momento difícil pelo qual atravessamos.

Objetivo Geral

Refletir, interdisciplinarmente, sobre as relações entre notícias falsificadas, emoções e ação, visando aprofundar o entendimento a seu respeito, considerando o momento de pandemia, buscando aproximar as comunidades interna e externa e conscientizar a população da importância do agir fundado em boas razões.

Objetivos específicos

1. Fomentar e promover a discussão interdisciplinar do tema proposto no evento, buscando contribuir para a reflexão sobre a natureza humana, seu papel frente ao meio ambiente, incentivando o respeito pelos seres e pela diversidade.
2. Estabelecer parcerias interinstitucionais, a partir de projetos coletivos entre os envolvidos no evento.
3. Divulgar a produção acadêmica, em especial, dos pesquisadores envolvidos no Grupo de Estudos em Filosofia da Informação, da Mente e epistemologia (GEFIME)
4. Aproximar estudantes da graduação e pós-graduação.
5. Aproximar as comunidades externa e interna, através do diálogo propiciado pelo evento.

Estrutura do Evento

O evento ocorrerá em cinco dias, totalmente online, com workshops, seções de pôsteres e de comunicações, conferências, mesas redondas, apresentações culturais, voltados para as comunidades interna e externa.

Importância do evento

A importância do evento se deve principalmente ao seu caráter filosófico-interdisciplinar que possibilita um diálogo frutífero entre várias áreas do saber no tratamento de questões filosóficas atuais, mas que, de alguma maneira, já fazem parte da agenda filosófica ao longo de sua história. Uma avaliação geral da importância da reunião para o cenário científico/tecnológico do país pode ser feita a partir da programação anexa, na qual ressaltamos o encontro de importantes pesquisadores na temática investigada, de diferentes áreas e de renomadas universidades nacionais e estrangeiras. Julgamos que o evento possibilitará uma profícua reflexão sobre a sua temática, aprimorando o entendimento filosófico-científico a seu respeito. Também favorecerá o estabelecimento de intercâmbios para o desenvolvimento de projetos interinstitucionais, envolvendo estudantes e pesquisadores. Através das seções de comunicação e de pôsteres, estudantes de graduação e pós-graduação, e também do ensino médio, a quem destinamos a seção de pôsteres, poderão expor suas ideias, inserir-se na comunidade acadêmica, aprimorar suas pesquisas e publicar seus trabalhos completos nos Anais do evento.
 
Apoio/Realização

ISSN 2526 3285



Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP

Departamento de Filosofia da UNESP

Grupo de Estudos em Filosofia da Informação, da Mente e epistemologia (GEFIME)

STAEPE/FFC/UNESP

 
15 usuário(s) Online.