Não há dúvida de que a leitura dos grandes clássicos da literatura universal seja um meio privilegiado para o nosso desenvolvimento intelectual e cultural. Mas e se nos dissessem que, além disso, esta leitura pode nos curar de muitas doenças da alma?
Baseado numa experiência desenvolvida originalmente numa escola de medicina, o livro "A Literatura como remédio", escrito por Dante Gallian, Editora Martin Claret, com prefácio de Leandro Karnal, fala sobre um experimento (o Laboratório de Leitura) que, partindo da leitura e discussão coletiva dos clássicos, tem propiciado um poderoso efeito humanizador e terapêutico que vem transformando a vida de muitas pessoas. A palestra abordará conceitos e práticas abordadas neste livro, didaticamente expostas pelo autor.
A palestra é integrante da proposta aprovada no Edital Conjunto nº 05/2019-UNESP/Santander.
Informações sobre o palestrante:
Dante Marcello Claramonte Gallian, nascido em São Paulo, em 1966, é bacharel, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós-doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França.
Professor universitário desde 1990, lecionou em instituições como Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Federal de Santa Catarina.
Desde o ano 2000, é docente e diretor do Centro de História das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde criou e desenvolveu o Laboratório de Leitura - atividade de formação humanística e ética fundamentada na leitura e discussão dos clássicos da literatura universal.
Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da EPM-UNIFESP e coordenador da linha pesquisa "Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde", com financiamento da FAPESP, Dante Gallian é também professeus visiteur na EHESS de Paris, França e Visiting Researcher no Center of Humanities and Health do King's College London, Reino Unido.
Aplicando a metodologia do Laboratório de Leitura, vem exercendo atividades no mundo corporativo através de sua atuação como professor de Ética & Literatura na ISE/IESE Business School e no desenvolvimento de projetos de ética e humanização em empresas como Hospital do Coração, Natura, Bradesco, Santander, BB Mapfre.
É, ainda, responsável por cursos e palestras em empresas e espaços como Casa do Saber e Casa Arca: Humanidades, Artes & Ofícios.
Laureado como o Prêmio Viva Leitura de 2014 (OEIA, Fundação Santillana e Ministério da Cultura) e homenageado na Brooklin Fest de 2016 pelo projeto do Laboratório de Leitura, Dante Gallian é autor de dezenas de livros, com destaque para "A Literatura como Remédio: os Clássicos e a Saúde da Alma", publicado pela Editora Martin Claret, em 2017.
É casado, desde 1991, com Beatriz Gallian com quem tem cinco filhos.
|