Minicurso - Mídias e tecnologia: história, ideologia e subjetividade :::
Apresentação
O mercado das notícias. A grande mídia burguesa e o seu papel na invenção da verdade.
A invenção e disseminação de mentiras por veículos da mídia (eufemisticamente conhecidas como fake News) constitui-se num grave problema contemporâneo e numa ameaça às pessoas das classes trabalhadoras e empobrecidas, na medida em que reduz o debate sobre a concretude das relações de (re)produção social à mera repetição de inverdades e dos seus efeitos nocivos nos planos econômico, político, sociocultural, entre outros. Neste quadro somente se pode ensejar a participação social ativa e consciente das pessoas por meio da difusão de saberes acadêmicos situados e capazes de apoiar a população nos processos de análise e compreensão crítica da história do mercado de notícias, dos veículos de mediação das informações e do caráter funcional da grande mídia aos interesses da burguesia e à preservação dos privilégios econômicos do qual é beneficiária. Em função disto, elaboramos o presente curso, com carga horária de 6 horas e duração de 3 dias, dedicado a oferecer aos seus participantes a oportunidade de examinar, discutir e compreender a história social da mídia na modernidade, bem como, a construção de um mercado de notícias que condiciona as subjetividades, os afetos e modos de leitura e entendimento do real.
IMPORTANTE: Este minicurso será realizado por intermédio de metodologias ativas, as quais solicitarão a participação em diálogos, jogos educativos e atividades em subgrupos de todas as pessoas inscritas. Ainda, serão tornados disponíveis textos e vídeos para prévio acesso.