O que é a literatura latino-americana? - Um olhar a partir do Brasil sobre a América hispânica.
Profa. Dra. Keiko Susaki (Ochanomizu University / USP)
Serão tecidas considerações sobre a escritora mexicana Rosario Castellanos, para refletir sobre a questão do gênero num país colonizado, de imigrantes, com grandes diferenças sociais sob um poder ditatorial, situação essa com muitos pontos em comum com o Brasil. As reflexões partem de um novo olhar adquirido sobre a literatura latino-americana, durante as atividades desenvolvidas junto à Universidade de São Paulo desde 2019, e que pretendem lançar discussões sobre as análises feitas sobre escritoras com foco na migração como palavra-chave e outras observações a partir de uma vivência brasileira, além de comentários sobre a recepção da literatura latino-americana no Japão.
Um olhar sobre o desenvolvimento da literatura feminina japonesa – do apagamento de um passado glorioso ao fenômeno contemporâneo.
Profa. Dra. Neide Hissae Nagae (Universidade de São Paulo / USP)
Narrativas de Genjii é a obra japonesa que ganhou notoriedade como o “primeiro romance” do mundo, escrito por uma mulher e também pelas suas qualidades literárias. Sem dúvida, ela é a obra representativa do seu apogeu alcançado por volta do século XI, juntamente com o Livro do Travesseiro. Existem, contudo, produções anteriores tanto no âmbito da poesia, já por volta do século VIII, e da prosa, por volta do século X, que prepararam um terreno fértil para Murasaki Shikibu e Sei Shōnagon. Pretende-se, a partir da apresentação de algumas obras fundamentais, discutir as condições que propiciaram esse florescimento, e que chegou ao total desaparecimento, para só voltar a atingir um desenvolvimento sem igual na modernidade e contemporaneidade, depois de despontar timidamente no final do século XIX.
|