I Colóquio de História: Os desafios do ensino e pesquisa em História no século XXI :::
Avisos
22/10/2019
O ENSALAMENTO DOS GRUPOS DE TRABALHOS E O CADERNO DE RESUMOS ENCONTRAM-SE DISPONÍVEIS NA ABA "DOCUMENTOS", LOCALIZADA AO LADO ESQUERDO, NA PÁGINA INICIAL DO EVENTO.
21/10/2019
A Comissão Organizadora informa que devido a iminência do decreto do Governo do Estado de São Paulo de ponto facultativo pelo dia do Servidor Público, em 28/10, transferimos as atividades previstas para o primeiro dia do Colóquio:
A conferência da Prof.ª Dr.ª Tania Regina de Luca será proferida na terça-feira, 29/10, a partir das 14h. Nessa oportunidade serão realizadas as solenidades de abertura oficial do evento. Contudo, a primeira atividade do dia ainda permanecerá sendo a mesa redonda "História e Linguagens", a partir das 8h.
A mesa redonda "História e Intolerâncias" acontecerá no dia 31/10, quinta-feira, a partir das 8h no auditório da nova central de salas de aula.
Para encerrar o I Colóquio de História na quinta-feira a tarde, a partir das 14h, teremos as conferências do Prof. Dr. Hélio Rebello Junior e da Prof.ª Dr.ª Zélia Lopes da Silva, no auditório da nova central de salas de aula.
O credenciamento acontecerá durante todo o dia 29/10.
Apresentação
O I Colóquio de História: Os desafios do ensino e pesquisa em História no século XXI, promovido pelo corpo discente da Graduação e Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis, pretende estreitar o diálogo entre os/as discentes dos cursos em nível de graduação e pós-graduação em História da UNESP, bem como realizar debates que aprofundem o intercâmbio entre pesquisa e ensino em nossa área, frente aos dilemas contemporâneos. De caráter regional, o evento se propõe a apresentar os caminhos possíveis e os desafios no mundo do trabalho, seja na pesquisa acadêmica ou na prática docente, que historiadores/as e/ou professores/as de história enfrentam durante e após a sua formação. Nesse sentido, há a necessidade latente da reflexão sobre o lugar social da história e suas práticas, por meio de uma definição ética do nosso ofício de historiadores e historiadoras no mundo contemporâneo. Enquanto parte de uma instituição pública de ensino superior, também cabe a nós a proposição de um debate plural acerca da função da Universidade pública em tempos de crise das instituições democráticas, assim como a formulação de estratégias e soluções para a construção de um ensino superior gratuito, de qualidade e acessível a toda a sociedade brasileira. Esperamos que o Colóquio seja mais um espaço de profunda discussão acolhendo toda a comunidade acadêmica - docentes, discentes e servidores - com a intenção de construirmos novos saberes e ideias que valorizem o espaço público democrático.
Apoio/Realização
Apoio:
Departamento
de História
Programa de Pós-graduação em História da UNESP/Assis
Realização:
Discentes da Graduação e Pós-graduação em História