Esta oficina objetiva apresentar aos estudantes o gênero jornalístico no contexto de um jornal acadêmico. O Jornal Nosso Câmpus (JNC) tem sido elaborado sob eixo editorial que compreende cinco pontos basilares, quais sejam: 1º.- elaboração dos textos tem sido pautada pelos conceitos que envolvem o gênero ‘reportagem’, visando, assim, contextualizar, ambientar, humanizar e detalhar os acontecimentos reportados, não se ocupando, portanto, da divulgação de ‘notícias’, posto que o jornal, com periodicidade mensal, não pode contemplar a imediaticidade da divulgação exigida no gênero ‘notícia’; 2º.- manutenção do equilíbrio entre o espaço disponível e as matérias tratadas, em razão quer das condições de aprofundamento de um assunto, como exigem algumas reportagens, quer do número de matérias publicadas sobre cada curso da Unidade e sobre os três segmentos que compõem a Universidade; 3º.- redação de textos híbridos que, próprios de uma pequena reportagem informativa e distante do lead burocrático comum a jornais institucionais e calcados, ao mesmo tempo, em boa apuração, conhecimento gramatical, concatenação das ideias, definição do tom, ciência da angulação e ainda voltados a prender a atenção do leitor – sigam as assertivas de Vilas Boas (O estilo magazine – O texto em revista. São Paulo: Summus, 1996, p.10); 4º - tratamento atraente na medida do possível, por meio de exercícios constantes, observando-se como se prestam as informações e se fazem a redação, como se concatenam as histórias de vida dos agentes e como se realizam os projetos e atividades em foco na matéria, evitando-se, dessa forma, figuras já enraizadas no senso comum e fugindo-se da fórmula de textos, desidratados, áridos ou sem vida, próprios de publicações institucionais - como bem acentua Azjemberg (Relatos sem vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 24 ago. 2003. Caderno Brasil, p.A6); 5º.- reserva de espaço aos projetos de pesquisa e atividades de Extensão realizados por docentes e alunos do Câmpus, característica do periódico desde a sua formação. |