A audição é um dos primeiros sentidos do corpo que o ser humano desenvolve ainda no ventre materno. E é o último que se perde antes de morrer. Sons, vozes, músicas nos acompanham ao longo da vida e marcam momentos especiais, gerações, pessoas que amamos e uma infinidade de acontecimentos que ficam registrados em nossa memória. Somos sons...
Com o processo de envelhecimento, a memória pode sofrer o impacto do tempo e de adoecimentos neurodegenerativos. Doenças como Alzheimer surgem e parecem sequestrar memórias de toda uma vida.
Mas o documentário “Alive Inside” nos desperta por dentro, iluminando uma esperança: a música é instrumento poderoso para resgatar vestígios, afetos e histórias que pareciam perdidos. A memória auditiva está presente, mesmo em avançado processo de adoecimento.
O filme e o debate se dirigem a todas as pessoas interessadas em apreender, trocar e despertar musicalidades, memórias e afetos. Além da extrema sensibilidade, o documentário, que tem pouco mais de uma hora de duração, conta com entrevistados renomados como o cientista Oliver Sacks e o músico Bobby McFerrin.
Após a exibição do documentário haverá debate. Haverá emissão de certificado para as pessoas inscritas que comparecerem ao evento.